top of page
93646869_2569346466612808_67912177215550

SAIBA MAIS

O projeto “Fábrica de Histórias: Criando, contando e encantando” vem sendo realizado no IFFar - campus Santo Augusto desde o ano de 2018. Trata-se de uma proposta didática que visa contribuir com a prática de multiletramentos no contexto escolar, utilizando o gênero história infantil.

     OBJETIVOS      

PROMOVER O PROTAGONISMO E AUTORIA DISCENTE

 

de forma a sensibilizá-los para a leitura, a escrita e oralidade.

DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE CRÍTICA

para que interpretem e produzam textos constituídos por palavras, movimentos, cores e imagens.

PUBLICAÇÃO DISCENTE

 

Realizar a publicação dos livros produzidos pelos estudantes.

LITERATURA DIGITAL

Transformar as histórias em hiperhistórias, disponíveis online.

IMG_0126.JPG
WhatsApp Image 2020-06-19 at 21.05.58.jp
IMG_0110.JPG

CARTA AO LEITOR

        A sala de aula é constituída pela diversidade de indivíduos, cada vez mais tecnológicos e repletos de vivências distintas.  Por isso, a prática pedagógica deve ser diversificada e inclusiva, com metodologias atrativas e eficientes. Pensando nisso, nós do grupo de professores da área de Linguagens do Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto-RS, propusemos metodologias didáticas no planejamento de ações de ensino que pudessem transformar o aprendiz em sujeito-autor na construção do próprio conhecimento, de tal forma que essas construções fossem capazes de ultrapassar os limites da sala de aula. E, ultrapassando esses limites, aqui estamos.  

        O eixo norteador do nosso trabalho pedagógico tem sido o incentivo aos estudantes no desenvolvimento de suas habilidades leitoras, textuais e orais. Para tanto, a sala de aula tornou-se um verdadeiro laboratório de textos, onde cada experiência discursiva representou uma oportunidade de autoria discente, formando-se, sempre, a comunicação, interação e colaboração entre os estudantes. Nesse fazer pedagógico, pautamos nossa prática numa perspectiva interdisciplinar de multiletramentos, a partir da qual os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio foram desafiados e incentivados a produzir textos literários infantis bilíngues. 

        A história infantil, que temos o imenso orgulho de apresentar, foi integralmente elaborada pelos estudantes, desde a sua escrita em português e inglês, até a criação das ilustrações, assim como todo processo gráfico. Os significados que emergiram dessa prática e as representações produzidas por ela, nos fizeram ter a certeza de que nossos alunos têm muito a dizer. E, mais do que isso, dar voz aos nossos estudantes foi, sem dúvida, um dos principais objetivos da proposta. Além, é claro, de instrumentalizá-los para expressar-se de forma proficiente e autônoma, percebendo-se como sujeitos capazes de, pelo viés literário da escrita, fazer rir, fazer sentir e, principalmente, ao criar uma realidade verossímil, refletir sobre a própria realidade e fazer pensar.

 

 

 

 

 

OS ORGANIZADORES

FEEDBACKS DOS LEITORES

bottom of page